Nergal e a Leucemia : Um exército contra a doença

Bem a algum tempo veio a tona a notícia de que o vocalista do Behemoth, Nergal, esta com leucemia.Alem do baque da noticia, a doença já se encontrava em um estágio avançado e os tratamentos quimioterápicos já não resolveriam. Somente um transplante de medula óssea poderia surtir efeito contra a doença.
Ao contrario do que o vocalista esperava imediatamente uma legião de fãs procurou a produtora em busca de informações sobre como ajudar o cantor (a noiva de nergal Dorota, também havia feito doação de medula óssea.) buscando maneiras de ajudar o cantor a encontrar um doador compatível. Para que se realize um transplante de medula é necessário que haja uma total compatibilidade entre doador e receptor. Caso contrário, a medula será rejeitada.
Nergal e sua noiva Dorota
Em todo o mundo foram feitos shows beneficentes, com o objetivo de incentivar a doação de medula óssea não somente para o cantor, mas por uma necessidade geral já que Com base nas leis de genética, as chances de um indivíduo encontrar um doador ideal entre irmãos (mesmo pai e mesma mãe) é de 25%. No Brasil a mistura de raças dificulta a localização de doadores compatíveis. Mas hoje já existem mais de 12 milhões de doadores em todo o mundo. No Brasil, o REDOME (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea) tem mais de 1 milhão e 400 mil doadores. Toda pessoa que se inscreve para ser um doador aumenta as chances de sobrevivência de Nergal e qualquer outra pessoa que sofre da mesma doença.
No ultimo dia 11 Nergal emitiu a seguinte nota sobre seu estado de saúde :

"Eu ainda estou no hospital, mas em muito boa forma assim que eu escrevo para informá-lo sobre a minha saúde e uma maior e estágios de tratamento.. Eu já passei por quatro quimioterapias planejada e que tenham permanecido no hospital por mais de 3 meses.. Eu já passei por toda a terapia com tranqüilidade, embora eu também tinha um par de momentos difíceis.. Tudo isso significa que eu termine a fase de tratamento farmacológico e estou prestes a iniciar a irradiação e, em seguida, o transplante de medula. Sim, nós temos encontrado um doador!. Tendo procurado por meses, a Fundação tem encontrado uma pessoa cujo genótipo é idêntico ao meu.. Teria sido difícil de alcançar se não fosse o apoio de tantas pessoas.. Acima de tudo, quero expressar a minha admiração por Dorothy - minha noiva maravilhosa e dedicada.. Ela fez tudo que podia para me ajudar e muitas outras pessoas, independentemente das adversidades e comentários que foram muitas vezes injustas. Eu te amo.. Em nome de mim e todas as outras pessoas doentes Agradeço a todos que se inscreveram no banco de medula óssea Independentemente da origem, cor da pele ou religião.. Os concertos de caridade foram organizadas em todo o mundo e as pessoas do show business, bandas e, acima de tudo, os adeptos ficaram profundamente envolvidas. Está além do ótimo!. Vocês tornaram meu transplante Possível, mas lembre-se, sua atitude pode salvar todos que tem necessidade. Então, eu apelo a todos: não parar a loucura! A marcha para a vitória continua! Horns up!"
Nergal

A doença de nergal aumentou em muito as doações de medula óssea ao redor do mundo (sabe quando há males que vem para o bem?).
No Brasil, ão 61 centros para transplantes de medula óssea e 17 para transplantes com doadores não-aparentados: Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco, Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (UFRJ), INCA, Hospital das Clínicas Porto Alegre, Casa de Saúde Santa Marcelina, Boldrini, GRAAC, Escola Paulista de Medicina - Hospital São Paulo, Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), Hospital AC Camargo, Fundação E. J. Zerbini, Hospital de Clínicas da UNICAMP, Hospital Amaral Carvalho, Hospital Israelita Albert Einstein e Hospital Sírio Libanês.
Todo mundo pode ajudar. Para isso é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade e ter boa saúde. Para se cadastrar, o candidato a doador deverá procurar o hemocentro mais próximo de sua casa, onde será agendada uma entrevista para esclarecer dúvidas a respeito das doações e, em seguida, será feita a coleta de uma amostra de sangue (5 ml) para a tipagem de HLA (características genéticas importantes para a seleção de um doador). Os dados do doador são inseridos no cadastro do REDOME e, sempre que surgir um novo paciente, a compatibilidade será verificada. Uma vez confirmada, o doador será consultado para decidir quanto à doação. O transplante de medula óssea é um procedimento seguro, realizado em ambiente cirúrgico, feito sob anestesia geral, e requer internação de, no mínimo, 24 horas.

Importante: um doador de medula óssea deve manter seu cadastro sempre atualizado. Caso haja alguma mudança de informação, a pessoa deve entrar em contato com o REDOME

Caso você queira entrar nessa corrente entre em contato com a REDOME e saiba mais :
REDOME - Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea Rua do Resende, 195, térreo - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Telefone: (21) 3207-5238

e-mail: redome@inca.gov.br

2 comentários: sobre Nergal e a Leucemia : Um exército contra a doença

Ministério disse...

Olá, blogueiro (a),
Salvar vidas por meio da palavra. Isso é possível.
Participe da Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Divulgue a importância do ato de doar. Para ser doador de órgãos, basta conversar com sua família e deixar clara a sua vontade. Não é preciso deixar nada por escrito, em nenhum documento.
Acesse www.doevida.com.br e saiba mais.
Para obter material de divulgação, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br
Atenciosamente,
Ministério da Saúde
Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude

12 de novembro de 2010 às 10:09
Anônimo disse...

May! \o/
Agora abri um blog [quase] decente IAHOIAHOAHAUAHAHAU
http://killing-fields.blogspot.com/

30 de novembro de 2010 às 11:02

Postar um comentário para Nergal e a Leucemia : Um exército contra a doença: